Eu li: O segredo do contentamento

Continuo firme e forte no meu Desafio de Leitura de 2018, e hoje vim recomendar um dos melhores livros que li até agora esse ano.

Confesso que já havia comprado esse livro há algum tempo, mas toda vez que eu passava perto dele para ler, eu postergava… acho que, lá no fundo, eu sabia bem o motivo, e quando li tive certeza: eu precisava MUITO ler o livro. Por isso, apanhei demais dele também, mas, de forma incrivelmente graciosa, também fui muito encorajada.

Título: O segredo do contentamento

Autor: William B. Barcley, pastor e professor reformado. Casado, seis filhos, mora na Carolina do Norte, EUA.

Editora: Nutra Publicações

Páginas: 186

Ano: 2014 (primeira edição brasileira)

Sobre o livro: O livro é prático, claro e objetivo. É dividido em duas partes: a primeira, “Em busca de contentamento”, trata da natureza e necessidade de contentamento cristão, e também praticamente “disseca” o nosso coração no terceiro capítulo, em que o autor aborda os perigos de um espírito descontente e murmurador. A segunda, “O mistério do contentamento”, é composta pelos capítulos mais práticos do livro, em que ele vai tratando sobre encontrar contentamento na aflição, no anseio pelo céu, deleite em Deus, e em ser conformado à Imagem de Cristo.

A leitura é fácil, mas nem por isso é um livro para ler debaixo do guarda-sol em ritmo de festa(eu tentei). O melhor aproveitamento que você pode fazer dele é ler na sua hora silenciosa, com bíblica e caneta na mão, para registrar pontos principais, digerir de verdade o que está lendo. E devo dizer que, PELA PRIMEIRA VEZ, achei as perguntas para reflexão e discussão que estão ao final de cada capítulo extramemente ÚTEIS e proveitosas! Hehe, sério, eu SEMPRE pulo, porque sou meio crítica delas, mas nesse livro valeu demais a pena, são ótimas perguntas que realmente põem a gente para pensar no que foi lido e como aplicar esse conhecimento para a vida!

Um pequeno trecho:

Numa pesquisa recente, fez-se a seguinte pergunta: “qual sua razão de viver?” Noventa e nove por cento das pessoas responderam que estavam à espera de que algo acontecesse. Havia uma variedade de coisas pelas quais as pessoas esperavam: casar-se, ter um emprego melhor, ter filhos, ver os filhos crescerem, etc. Todavia, a resposta predominante foi que as pessoas estavam esperando por algo mais.

A pergunta que o cristão contente faz é: como devo responder numa determinanda situação? Fazendo o que Deus espera, e isso é fundamental para a fidelidade cristã e para o contentamento cristão. Talvez nós não estejamos onde gostaríamos de estar. Não há nada pecaminoso em querer que as circunstâncias mudem nem em orar pos isso. Mas precisamos buscar como podemos servir a Cristo onde estamos agora.

Esse segredo para o contentamento é radicalmente diferente do pensamento do homem pecador. O coração pecaminoso diz: “Ponha-me numa situação na qual eu possa ficar contente”. O cristão que busca a santificação e o contentamento diz: “Ajuda-me a ficar contente nesta situação e a cumprir minha responsabilidade nela”.

É… como eu disse, o livro “pega pesado”. E graças a Deus por isso! Há esperança para todo e qualquer coração descontente e murmurador que se arrepende e se dobra aos pés da cruz para buscar nEle o contentamento verdadeiro, que independe de circunstâncias.

Recomendo fortemente a leitura e acredito ser também uma ferramenta extremamente útil para estudo em pequenos grupos, discipulado, etc.

Que Ele nos ajude a viver contente em toda e qualquer situação!

Abraços

Naná

barcley2.png

Um comentário sobre “Eu li: O segredo do contentamento”

  1. Pois é… e parece q só depois que a gente casa, tem um emprego melhor, tem filhos, eles crescem e vão embora a gente aprende… 😀
    #JesusÉaRazãoDeViver

    Naná, curiosa até hoje pela história da “compota de maçã”!
    Bom te ouvir novamente… Bjo!

Deixe um comentário